CENA 3 (Neutralização)
( Para o público)
C - Uma vez vi uma escultura que se abria no espaço. Eram dois quadrados abertos que neutralizavam um espaço de ar.
Eu estou aqui á procura do meu espaço de abstração. Porque a minha figura aqui é neutralizada. Nada do que digo é ouvido como uma verdade. As minhas vontades estão sempre ao serviço do concerto. Quero dizer que o vazio é igual a mim. É neutralizado pela estrutura que o envolve.
Eu estou aqui á procura do meu espaço de abstração. Porque a minha figura aqui é neutralizada. Nada do que digo é ouvido como uma verdade. As minhas vontades estão sempre ao serviço do concerto. Quero dizer que o vazio é igual a mim. É neutralizado pela estrutura que o envolve.
(envolve com os braços um pedaço de ar)
O espaço que eu abri agora, por exemplo, está neutro até os meus braços saírem desta posição. Só se me agredirem é que este espaço se desmancha. Mas eu desmancho sozinho.
Entra a música The Rapture, In the Grace of your Love
B faz uma ligadura no braço, como se estivesse partido. D vai até ao microfone que está em frente e põe-se em bicos dos pés para falar porque ele está muito a cima da sua altura. Spalla, A, E, D, B abrem uma garrafa de espumante e brindam.
D - Eu fui para o conservatório errado. Eu queria ser actriz, ser sexy... e cool. Queria andar a dizer Shakespeare de boca cheia e estravazar nos movimentos e no tom. Queria ser uma gazela histérica, ter toda a gente a olhar para mim, enganar-me e repetir. Eu queria sobressair e não fazer parte de um todo. So.. in the grace of our love, I propose a toast to everyone...
Afasta-se e junta-se ao grupo que lá atrás, se diverte enquanto brinda.
CENA 4
Entra um helicóptro telecomendado.
SPALLA - O resgate é o momento mais excitante desta jornada. Eles chegam e sobrevoam a cidade, são controlados pelo B. (chama) B!
B- Eu sou o controlador.
A -Eu sou polícia só não digo de que país
B -Vamos neutralizar este momento. Eu deixo de ser controlador e voce polícia.
A- Os lugares da Orquestra funcionam como na Assembleia. Aqueles que estão mais perto do centro são os que têm mais poder. E todos temos o mesmo objectivo: garantir a cadeira.
C -Nós temos todos que aparecer. E só aparecemos porque nunca fomos embora.
B -Mas a questão aqui é que estamos fisicamente impossibilitados de tocar, por isso não entendo quem fez este convite. Quem o fez, com certeza tem a liberdade de entrar e sair do teatro as vezes que quiser. Por mim, não estão convidados. Ninguém está convidado.
C - A austeridade é que nos deixa neutros, como o vazio daquela escultura, está mais próximo do que imaginamos. Provavelmente está disfarçado pelo potencial libertador que a arte tem. Quando na verdade...
B- Aconteceu uma vez e foi extraordinário. Os músicos decidiram dispensar o maestro. Para garantir as suas cadeiras, ameaçadas por uma prova de orquestra incentivada pelo maestro.
Sem comentários:
Enviar um comentário