Personagens
A, B, C, D, E (músicos)
Maestro
Spalla
Esta cena dramática é um esboço para a ideia de um espectáculo em torno de uma orquestra. Depois de assitir ao ensaio de Orquestra do Felini, ao filme A Banda e ao Anjo Extreminador do Bunuel, decidi experimentar como seria os direitos de poder que tem a tradição de uma Orquestra num texto dramático.
No dia 9 de Abril de 2011 a Orquestra Sinfónica Brasileira jovem abandonou o palco na entrada do maestro Roberto Minczuk como ato de protesto. O Maestro decidiu ameaçar os lugares destes músicos e submetê-los a avaliações para que garantissem as cadeiras.
Estes músicos estão entediados enquanto esperam uma avaliação. Durante esta espera, chegam a algumas conclusões.
Na cena está um piano preto de cauda, uma mesa e algumas cadeiras e na boca de cena um microfone com um pé muito alto.
Os atores, durante todo o espectáculo movimentam-se no palco e nas coxias. Há vários microfones nas coxias que captam todas as pequenas conversas dos atores quando saem de cena.
O ambiente é de intervalo porque o ensaio ainda não começou. Enquanto esperam, convivem e inventam o que fazer para passar o tempo.
Esta cena foi pensada para um palco grande, com um fundo neutro. Tudo o que foi escrito para os atores pode ser alterado durante os ensaios. Também a entrada dos objectos em cena e a sua disposição é escolhida pelos atores durante os ensaios.
CENA 1 (encurralamento)
D -Fiquei presa sozinha no banheiro agora, nao conseguia sair, tive uma crise de riso de nervoso, não conseguia pedir ajuda.
B- Eu já quando eu fiquei presa no no... como é que é o nome.. no banheiro ali no largo do machado, no frango, como é que é o nome, num negócio no largo do machado, e aí foi horrível assim...
E - O meu pai uma vez ficou encurralado numa mina. Foi preciso chamar uma máquina que perfurasse a terra até onde eles estavam, ele e os outros mineiros, até foi preciso pagar a um governo para vir a máquina. Foi uma experiência horrível, só que depois dela o meu pai ficou completamente suportável. Ficou melhor, tornou-se uma pessoa melhor. Sensível, desenvolto, pagou todas as suas dívidas mas note-se, só depois de sair do bucaro.
Ele teve duas sortes: a primeira de ter estado encurralado e a segunda de ter saído de lá vivo. Foi uma experiência perfeita, sem consequências e com os danos morais suficientes.
Tentam sair do palco mas pouco depois voltam e comentam entre si que a porta estava trancada.
Cena 2 (Negociação)
SPALLA -Chegou a falar com o seu amigo A?
E- Sim.
SPALLA-Pediu autorização?
E- Pedi. Tu pediste?
SPALLA- Não. É que eu sou policial, só não vou dizer de qual país.
B- Onde é que isso me afeta?
SPALLA-Eu decido quem entra e quem sai.
Entra o maestro com um camara, ele está a dar uma entrevista por todo o palco. A sua filmagem é projetada no fundo do palco. Ele esta geralmente de costas para o público.
MAESTRO - Eu decidi fazer uma avaliação. A única coisa que posso dizer é Graças a Deus pelo meu trabalho. Eles querem que... alguém exigente que corrija, ensine. Exigente é pouco. Um maestro implacável, que se entrega ao trabalho como um atleta em treinamento. Cada hora de regência equivale a uma hora de esteira. Em seis dias, são três quilos a menos. E o resultado aparece: mais que uma orquestra afinada, um exército em marcha... musical.
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